O dentista é um profissional que desempenha muitos papéis ao gerir um consultório, atrair e converter pacientes é um deles e essa é uma das funções do marketing na odontologia.
Contudo, seu objetivo não deve ser apenas vender e pensar em apenas atrair qualquer tipo de paciente, mas aplicar estratégias que permitirão converter e fidelizar os pacientes certos.
O marketing na odontologia atual
Atualmente, o marketing na odontologia que se concentra exclusivamente em vendas quase não existe mais.
A verdade é que, com as estratégias de marketing corretas, você pode construir uma reputação sólida e gerar desejo para que as pessoas certas se consultem com você. E eu digo “pessoas certas” porque existe um tipo de paciente dos sonhos, aquele que é o ideal e com o qual você pode se comunicar e atrair.
O marketing eficaz ajuda a aumentar a sua visibilidade, visto que esse é um critério essencial para se destacar e captar a atenção de prospectos.
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Portanto, se você não acompanhar as estratégias de marketing adequadas, corre o risco de ficar para trás em relação à concorrência!
Como levar o seu consultório ao próximo nível?
Pensando nisso, hoje queremos trazer algumas dicas essenciais que irão te ajudar a manter a competitividade e relevância no mercado por meio do marketing na odontologia, conquistando mais pacientes e fidelizando os já existentes!
A seguir, confira 7 passos para levar o seu consultório ao próximo nível:
1. Produza conteúdo de valor
Você precisa produzir conteúdos relevantes e educativos para seus pacientes. Então, concentre-se em fornecer informações úteis sobre cuidados bucais, tratamentos odontológicos e prevenção de doenças para fazer um bom marketing na odontologia.
Utilize plataformas como:
– Canva;
– Google Trends;
– AnswerThePublic.
Entre outras ferramentas que podem ser utilizadas como apoio para desenvolver conteúdos para redes sociais, blog, e-mail e WhatsApp. Use e abuse da criatividade!
2. Conecte-se com seu público
Não se limite a falar apenas sobre odontologia. Reflita: além de ser o dentista sentado no mocho, quem é você? E mostre o quão autêntico você é!
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Use situações da sua vida pessoal para se conectar com o seu público-alvo. Mas não confunda vida pessoal com intimidade, afinal, é você quem vai determinar o que gostaria ou não de mostrar.
3. Incentive avaliações
Escute o que o seu paciente tem a dizer e o incentive a deixar avaliações e depoimentos positivos sobre seu trabalho em sites e redes sociais relevantes.
Boas avaliações no Google Meu Negócio, por exemplo, ajudam a construir credibilidade e atrair novos pacientes.
4. Seja parceiro(a) de outros profissionais de saúde
Estabeleça parcerias estratégicas com outros profissionais da área de saúde, como médicos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, etc.
Isso pode envolver indicações mútuas, eventos conjuntos e compartilhamento de informações relevantes.
5. Defina um posicionamento
Certifique-se de que a mensagem que você comunica aos seus pacientes esteja alinhada com a imagem e os valores da sua marca.
Se você se posiciona como um dentista que se preocupa com o conforto e o bem-estar dos pacientes, é importante que suas ações e comunicações reflitam essa abordagem.
6. Fortaleça a sua imagem profissional
A comunicação não verbal também é crucial para fazer um bom marketing na odontologia. Sua linguagem corporal também precisa transmitir confiança, autoridade e profissionalismo.
Sempre procure manter contato visual, sorria e seja receptivo às preocupações do paciente. Demonstre interesse em melhorar constantemente a qualidade da comunicação e dos serviços oferecidos.
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Ao transmitir uma mensagem clara e consistente, você construirá uma relação de confiança com seus pacientes e consolidará uma imagem positiva.
7. Use ferramentas de marketing odontológico
Manter um relacionamento contínuo com os pacientes por meio de estratégias como e-mail marketing, redes sociais e até programas de fidelidade, ajuda a garantir que eles continuem escolhendo você e o seu consultório.
Por isso, invista em uma ferramenta que permite gerar essa conexão com seus pacientes de forma simples, mas estratégica, como o Simples Dental.
Além de Agenda Online, Gestão e Controle financeiro e Prontuário Digital, o software oferece uma funcionalidade exclusiva de Marketing e Vendas para Dentistas.
Com ele, você pode se comunicar ativamente com os pacientes por meio de campanhas automáticas de WhatsApp e SMS, realizar pesquisas de satisfação para identificar pontos de melhoria e usar o app Meu Doutor como mais uma forma de se conectar!
O sucesso do marketing na odontologia está muito relacionado à prática. Ou seja, quanto mais treinamos, melhor e mais preparados ficamos. Isso é essencial!
Mas, de nada adiantará a prática, se você não tiver uma comunicação assertiva, estratégias bem definidas e as ferramentas adequadas.
Então, nossa dica é: invista em marketing e posicionamento, e lembre-se de que uma comunicação congruente não diz respeito apenas à forma como você se comunica, mas também sobre a consistência entre suas palavras, ações e valores.

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