Sobre a SM Fundação SM Formação Continuada Carreiras Contato
  • Didáticos
  • PNLD
  • Ecossistema de Ensino
    • Solução Educamos
    • SM Educamos
  • Soluções Digitais
    • Simplifica
    • Organizador Curricular
    • Sistema de Avaliação
  • Programa Bilingue
  • Literatura
    • Guia Socioemocional
    • Brasil e Suas Vozes
    • Conexão Literária
  • Comunidade
    • Hub de Conteúdo
    • Blog
  • Como Adquirir
  • Didáticos
  • PNLD
  • Ecossistema de Ensino
    • Solução Educamos
    • SM Educamos
  • Soluções Digitais
    • Simplifica
    • Organizador Curricular
    • Sistema de Avaliação
  • Programa Bilingue
  • Literatura
    • Guia Socioemocional
    • Brasil e Suas Vozes
    • Conexão Literária
  • Comunidade
    • Hub de Conteúdo
    • Blog
  • Como Adquirir
Sobre a SM Fundação SM Formação Continuada Carreiras Contato
SM Aprendizagem
SM Aprendizagem

Dicas para organizar a sala de aula

Entender a sala de aula como um local flexível é um dos primeiros passos para a mudança. Afinal, a disposição da sala de aula e dos demais espaços educativos pode influenciar na aprendizagem e na relação e interação entre aluno e professor e os alunos do grupo.

Já parou para refletir que uma sala com cadeiras enfileiradas pode reforçar a percepção de uma educação centralizada no professor e que isso  pode não estimular a troca de experiências entre os alunos ou facilitar uma atuação mais próxima e mais integrada do professor com o aluno?

Já outras disposições de cadeiras podem facilitar a percepção do professor como tutor ou mediador na troca de conhecimento.

É claro que toda mudança deve ser inserida dentro de um contexto mais amplo, respeitando a proposta educacional e pedagógica de cada escola, bem como o tipo de relação que se espera que os estudantes construam com os professores. Também é importante saber identificar o momento correto ou o tipo de atividade que realmente demande uma disposição inovadora da sala de aula.

Conheça abaixo algumas disposições da turma em sala de aula e o que cada uma delas pode representar.

EM CÍRCULO

Ideal para quando o professor é o mediador sem precisar estar em destaque. Se puder ser no chão ainda possibilita uma vivência mais rica e corporal.

EM ‘U’

Para atividades individuais ou coletivas pois permite a troca entre os alunos, além de valorizar a interação do grupo com o professor.

EM FILEIRAS

Centrada na figura do professor. Atende as propostas pedagógicas padrões, dificulta o contato visual com o outro, tendência a um aprendizado mais individual.

EM GRUPOS

Permite a troca e enriquece as discussões. Ideal para promover debates entre grupos com visões distintas.

Identifique se algum desses formatos se adequa às suas propostas educacionais e faça uma experiência. Depois compartilhe conosco o resultado.

Seja a mudança e teste novos formatos.

Acompanhe nossas redes sociais e conte conosco para está evolução na EDUCAÇÃO!

PORQUE A EDUCAÇÃO NOS MOVE!

  • Facebook (https://www.facebook.com/SMEducacao/)
  • Instagram: (https://www.instagram.com/smeducacao/?hl=pt-br)
  • LinkedIn: (https://www.linkedin.com/company/sm-educacao/)
  • YouTube: (https://www.youtube.com/user/edicoessm/featured)

Click to rate this post!
[Total: 0 Average: 0]
Outros conteúdos
Descubra 5 passos para mudar
Tecnologia para Ler e Escrever
Este é um conteúdo produzido pelos especialistas da SM Educação. Aproveite o melhor apoio pedagógico com diversas informações indispensáveis sobre tendências educacionais, soluções para gestão, relacionamento e planejamento escolar.
SM Educação
Artigos relacionados