Sobre a SM Fundação SM Formação Continuada Carreiras Contato
  • Didáticos
  • PNLD
  • Ecossistema de Ensino
    • Solução Educamos
    • SM Educamos
  • Soluções Digitais
    • Simplifica
    • Organizador Curricular
    • Sistema de Avaliação
  • Programa Bilingue
  • Literatura
    • Guia Socioemocional
    • Brasil e Suas Vozes
    • Conexão Literária
  • Comunidade
    • Hub de Conteúdo
    • Blog
  • Como Adquirir
  • Didáticos
  • PNLD
  • Ecossistema de Ensino
    • Solução Educamos
    • SM Educamos
  • Soluções Digitais
    • Simplifica
    • Organizador Curricular
    • Sistema de Avaliação
  • Programa Bilingue
  • Literatura
    • Guia Socioemocional
    • Brasil e Suas Vozes
    • Conexão Literária
  • Comunidade
    • Hub de Conteúdo
    • Blog
  • Como Adquirir
Sobre a SM Fundação SM Formação Continuada Carreiras Contato
SM Aprendizagem
SM Aprendizagem

Trabalhe a leitura em sala de aula para apoiar a formação dos alunos

Uma das principais preocupações dos professores é atrair a atenção dos estudantes para os exercícios de ler e interpretar os mais diferentes tipos de textos. Mas você conhece as atividades em sala de aula que mais contribuem para incluir a leitura na formação de alunos?

As diferentes dinâmicas visam, no final das contas, formar leitores fluentes, ou seja, alunos não só capazes de decifrar sílabas e palavras, mas de compreender o que leem e de retirar sentidos dos textos a partir de propósitos definidos.

Afinal, toda leitura parte dos seguintes objetivos:

– Por que ler?
– Como se deve ler?
– O que esperar ao final do texto?

Essas questões devem ser esclarecidas antes da leitura e servem de guia para os alunos, principalmente em turmas que estão no início do processo de letramento.

Mas como ir além? Como tornar esse processo mais dinâmico e divertido?

Separamos, logo abaixo, algumas estratégias que podem ser usadas para preparar boas aulas e ajudar na formação de alunos. Confira!

Leitura compartilhada e conversas sobre as histórias

A leitura compartilhada em sala de aula é a maneira de ler mais usada pelos professores, principalmente porque ela dá maior segurança aos alunos durante a leitura.

É aquela em que os estudantes leem o texto junto do professor, acompanhando suas ênfases e o seu ritmo.

Comentar o que acabou de ser lido também faz parte do processo de ler o texto em grupo. Durante e depois da leitura, o aluno constrói a sua interpretação do texto com base em seu conhecimento de mundo e estratégias de associação.

Ao saber como o colega de sala fez o mesmo processo e ao conhecer outras interpretações, ele aprimora a habilidade de ler!

Clube do livro

Um clube do livro ou clube de leitura é um grupo de pessoas que normalmente se encontram para conversar sobre uma obra que acabaram de ler.

É uma ótima dinâmica social para ser feita em sala de aula e uma oportunidade para explorar as tendências da literatura infantil.

O clube do livro pode se tornar um evento particular da turma, incluindo lanchinhos, desenhos destacados nas paredes da sala e muita diversão.

A troca de informações entre os alunos, a interação e o engajamento proporcionados pelo clube do livro são elementos que se conectam à experiência de leitura. Ou seja, ler passa a ser sinônimo de diversão!

Sarau e leitura dramática

Outra dinâmica interessante para trabalhar com a leitura em sala de aula é ler poemas e textos dramáticos. Muitos poemas são compostos com repetições e rimas bem elaboradas que podem ser materiais de aprendizado.

Em relação aos textos dramáticos, trata-se de peças de teatro que podem ser encenadas pelos próprios alunos.

Nessa dinâmica, os estudantes compreendem como funcionam as características do gênero dramático, se divertem com a encenação e conhecem alguns autores clássicos da literatura, como Shakespeare.

Essas e outras maneiras de trabalhar a leitura em sala de aula contribuem para a formação de alunos e tornam as habilidades de ler e associar informações algo interessante e divertido.

Dessa forma, a leitura deixa de ser uma obrigação e um compromisso árduo, para se tornar um momento lúdico e prazeroso para as crianças.

Gostou das dicas? Continue a visita ao nosso blog e também à nossa plataforma de conteúdo pedagógico gratuita para mais temas sobre o melhor da educação.

Aproveite e saiba mais sobre o impacto dos livros didáticos


Click to rate this post!
[Total: 1 Average: 5]
Outros conteúdos
5 tendências pedagógicas para ficar de olho em 2020
Hiperatividade na escola: o que fazer quando o aluno é hiperativo?
Este é um conteúdo produzido pelos especialistas da SM Educação. Aproveite o melhor apoio pedagógico com diversas informações indispensáveis sobre tendências educacionais, soluções para gestão, relacionamento e planejamento escolar.
SM Educação
Artigos relacionados